< - Voltar
Segunda-Feira, 16 de Outubro de 2017

Editorial revista da somese edição 118
12/06/2013

E-mail

A Evolução da Crise

Muito pouco evoluiu a incoordenação entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Fundação Hospitalar de Saúde, esta criada pelo Governo do Estado para melhor gerir a saúde pública em Sergipe. Com a implantação açodada, acreditando-se que não haveria problemas no transcurso da mesma, a realidade vem se tornando cruel, com resultados inesperados e indesejáveis, como a deficiência no atendimento de pacientes, a demora na execução de obras, o fracasso retumbante da não-adesão à nova forma de contratação, as constantes audiências no Ministério Público e a recente investigação do TCE no HJAF. As Entidades Médicas continuam cumprindo seu papel, defendendo os médicos que atuam corretamente, exigindo melhores condições de trabalho e remuneração, denunciando as mazelas existentes, sempre ao lado da população, a grande prejudicada em toda essa crise que se arrasta desde a implantação das Fundações. Fala-se em período de “transição”, mas não se fala quando irá terminar essa “transição”.

A Somese, em resposta, iniciou com os pré-candidatos ao Governo do Estado, reuniões com as diversas categorias da área da saúde (enfermagem, odontologia, fisioterapia), expondo suas aspirações, problemas e possíveis soluções. O que queremos é ajudar na implantação de um sistema de saúde ideal, diminuir a distância atual entre gestores-população-classe médica e controlar gastos com o atendimento.

Agradecemos ao deputado estadual Zeca da Silva pela subvenção dada à Somese no ano passado e pela confirmação também para esse ano, agora acrescida com a da nossa brilhante e simpática colega Angélica Guimarães. Seguimos à risca os procedimentos determinados pela Assembléia, demonstrando a total lisura no trato com o dinheiro público. Essa administração vem se pautando pela resolução de problemas antigos, e finalmente conseguimos sanear as contas, preparando nossa entidade para que o próximo presidente tenha mais facilidades.

Vale ressaltar o desempenho da Comissão Estadual de Honorários Médicos, capitaneada pelo colega Emerson e pelos alferes Lúcio, Sotero e Spina, que seguem tentando melhorar nossos parcos rendimentos com os convênios, ajudados pelo timoneiro-advogado Jailton. Retomamos a ideia encampada quando da nossa campanha para a presidência da Somese, quando propomos desatrelar a “consulta” dos procedimentos médicos. Ela seria paga pelo paciente, cabendo aos convênios a assistência hospitalar e exames complementares. Todos sairíamos ganhando, economia para os convênios em torno de 30%, os médicos acabando com o sofrimento de glosas, recebendo no ato da consulta, e os pacientes com o decréscimo no valor da mensalidade com o convênio. Vale a pena levar essa ideia para a frente!

Por fim, demos as boas vindas a Antônio Samarone na Secretaria Municipal de Saúde, prestigiando a sua posse e colocando a SOMESE à disposição para colaborar com a sua administração.

 

Aproveitem mais esse número da nossa revista, convidando aos colegas para se juntarem à nossa Somese. Ela é feita pelos médicos, para os médicos e pela causa dos médicos.

E-mail Versão para impressão
       

Comentários:

Deixe um comentário!  
Nome: Comentário:
E-mail:










Mais Posts
12/06/2013 Editorial revista da somese edição 117
12/06/2013 Editorial revista da somese edição 118
12/06/2013 Editorial revista da somese edição 119
12/06/2013 Editorial revista da somese edição 120
12/06/2013 Editorial revista da somese edição 121
12/06/2013 Editorial revista da somese edição 122
12/06/2013 Editorial revista da somese edição 123
12/06/2013 Editorial revista da somese edição 124
12/06/2013 Editorial revista da somese edição 125

 

Outros Blogs
blog
Dr.Petrônio Andrade Gomes
 
-----------------------------------------------
 
  Revista Somese
   
  Publicidade
 
Copyright - Todo conteudo desse site tem total direitos reservados, 2010
Sociedade Médica de Sergipe - Somese Rua Guilermino Rezende, 426 - Bairro Sao José - Aracaju SE CEP: 49020-270 - Telefax: (79) 3211-9357