» Últimas Notícias
07/12/2017
A Somese recebe a Prof. Dra. Ângela Maria da Silva

 

  Contamos na tarde de hoje 07/12/2017 em nosso semanal almoço com a presença da Superintendente do HU-UFS a Prof, Dra. Ângela Maria da Silva que fez um breve levantamento da história do Hospital, de sua evolução estrutural e de como se deu a parceria com a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

  O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) é filiado à Ebserh. O Hospital Universitário (HU) é, desde 1984, um campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), funcionando como centro hospitalar dedicado à assistência, docência e investigação no âmbito das Ciências da Saúde. É totalmente integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o HU-UFS ocupa um espaço de referência e excelência, em Sergipe, na prestação de assistência médico-hospitalar de média e alta complexidade.

  Em 2013, a UFS e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) firmam contrato para a transferência da administração do HU, no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF). O HU-UFS passa a ser a nona filial da Ebserh, que inicia uma gestão pujante em relação a todas as áreas do hospital. É o preâmbulo de um novo desafio: criar condições materiais e institucionais a fim de que o HU possa desempenhar as suas funções concernentes ao ensino, à pesquisa, extensão e assistência à saúde dos cidadãos. Nesse mesmo ano, o HU evoluiu para a fase II do programa de triagem neonatal, acompanhamento e tratamento de doenças falciformes e outras hemoglobinopatias. Atualmente, é o único em Sergipe habilitado na fase IV do programa (doenças raras).

  Em abril de 2016, o HU-UFS torna-se habilitado para a atenção especializada às pessoas com deficiência auditiva; em pouco mais de um ano, o hospital já realizou 14 implantes cocleares. Mais tarde, em dezembro, o HU passa a ser habilitado, também, para os procedimentos de vasectomia. Na atualidade, a estrutura hospitalar abriga nas suas dependências as enfermarias de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Centro Cirúrgico. Diversos cursos de graduação, pós-graduação e residência médica e multiprofissional utilizam as instalações do hospital-escola para o desenvolvimento de práticas e pesquisas inovadoras. 

 A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

» Leia mais...
A Somese recebe a Prof. Dra. Ângela Maria da Silva
Tema: Drogas Sintéticas
Atualização Terapêutica na Doença de Parkinson.
Dr. José Aparecido Batista Cardoso Almoça na Somese
Prof. José Sebastião Almoça na SOMESE
Dr. Teles foi o Convidado Nessa Semana
SOMESE recebe o Prof. Jouberto Uchôa de Mendonça
Reitor da UFS foi o convidado dessa semana para o almoço
 
 
 
 
IPEMED
 
 
Receba novidades da Somese em seu e-mail
 
 
 
 
Sociedade Médica de Sergipe - Somese
Rua Guilermino Rezende, 426 - Bairro Sao José - Aracaju SE
CEP: 49020-270 - Telefax: (79) 3211-0719
 
Copyright - Todo conteudo desse site tem total direitos reservados, 2010