» Últimas Notícias
16/11/2017
Dr. José Aparecido Batista Cardoso Almoça na Somese

 Na tarde desta quinta-feira 16/11 a Sociedade Médica de Sergipe teve o prazer em receber o Dr. José Aparecido Batista Cardoso, Diretor do Instituto Médico Legal (IML), Cirurgião Geral e do Trauma. E além das ilustres presenças de grandes médicos do nosso estado, tivemos também a presença de universitários com o intuito de descobrir um pouco sobre o funcionamento do Instituto Médico Legal e das novas atividades e técnicas desenvolvidas e de facilitar o acesso ao IML pelos mesmos.
O Instituto Médico Legal (IML) Dr. Augusto Leite, em Aracaju, inicializou um projeto de análise e identificação de ossada humana que tem como objetivo descobrir a quem pertence 120 ossadas que estão na instituição. O plano iniciado no começo do mês consistirá em usar técnicas da Odontologia Forense para reconhecimento de pessoas e motivos que levaram à morte. A área de atuação da Odontologia Forense, também conhecida como Odontologia Legal, é a pesquisa de acontecimentos relacionados a Balística Forense, Perícia Logística na vítima, de maneira parcial ou completa, Traumatologia Odonto-Legal entre outras técnicas que têm como objetivo a identificação humana.

O projeto do IML está contando com a presença de profissionais da área de Odontologia Forense das cidades de João Pessoa (PB) e São Luiz (MA), além da participação da bióloga e antropóloga Forense portuguesa Eugênia Cunha, vinda da Universidade de Coimbra, que atua há 33 anos na área. A perita, que ficará em Sergipe até esta quinta-feira (16/11), colaborando na identificação de ossadas humanas, destacou a importância da Odontologia Forense na área criminal. "O trabalho da Odontologia Legal é fundamental nos processos de investigação criminal na identificação de pessoas e levar informações as famílias das vítimas, como por exemplo explicar se foi de fato ou não um homicídio", afirma.

Eugênia Cunha destacou que, o IML de Sergipe possui uma boa estrutura para identificação de corpos e esta atividade ficará mais eficiente. "O IML está muito bem estruturado e funciona muito bem em relação ao trabalho de identificação.

  A perita ministrou uma palestra sobre a importância da Antropologia Forense nos processos criminais na Universidade Tiradentes (Unit). Na ocasião, o público teve a oportunidade de conhecer técnicas da Odontologia Forense e como o trabalho da área se tornou essencial no âmbito da perícia criminal.
O diretor do IML, o médico-legista e nosso convidado José Aparecido Batista Cardoso, ressaltou que as novas técnicas iniciadas na identificação de ossadas humanas mostram um bom resultado e trazem a possibilidade de reconhecer pessoas que antes não era possível.

» Leia mais...
A Somese recebe a Prof. Dra. Ângela Maria da Silva
Tema: Drogas Sintéticas
Atualização Terapêutica na Doença de Parkinson.
Dr. José Aparecido Batista Cardoso Almoça na Somese
Prof. José Sebastião Almoça na SOMESE
Dr. Teles foi o Convidado Nessa Semana
SOMESE recebe o Prof. Jouberto Uchôa de Mendonça
Reitor da UFS foi o convidado dessa semana para o almoço
 
 
 
 
IPEMED
 
 
Receba novidades da Somese em seu e-mail
 
 
 
 
Sociedade Médica de Sergipe - Somese
Rua Guilermino Rezende, 426 - Bairro Sao José - Aracaju SE
CEP: 49020-270 - Telefax: (79) 3211-0719
 
Copyright - Todo conteudo desse site tem total direitos reservados, 2010